
Troca do dólar por nova moeda mundial é "tendência", avaliam analistas
Nova divisa para as reservas internacionais foi proposta pela China.
A proposta feita pela China na semana passada de trocar o dólar por uma nova moeda como principal componente das reservas mundiais – dinheiro usado por cada país para fazer comércio com as demais nações e estabilizar sua economia – é possível e deverá ser uma tendência na economia mundial.
A troca é altamente viável porque minimiza o risco cambial entre os países.
“A tendência é que essa substituição aconteça porque há uma crescente preocupação com a desvalorização do dólar, conforme caminha a perda de hegemonia americana. O medo é que o governo americano desvalorize demais”, concorda Alcides Leite, professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios.
Segundo Otto Nogami, a proposta da China surgiu a partir do perigo de desvalorização do dólar – moeda que constitui a maior parte das reservas do país, de quase US$ 2 trilhões.
Kenneth Rogoff, ex-economista chefe do FMI, já declarou que não é coincidência que a China e outros países estejam ficando nervosos com a atual crise. “Eles estão percebendo que as reservas em dólar que possuem podem não valer tanto em 5 ou 10 anos”, afirma.
No entanto, ele diz que a adoção de uma nova medida seria gradual. “De modo algum ela suplantaria o dólar da noite para o dia”, analisa. Esse mecanismo também coloca o Brasil em perigo, uma vez que, a exemplo da China, as reservas são formadas principalmente em dólar por aqui.
Postei aqui uma introdução, veja a matéria completa no link logo abaixo:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=876570&tit=Troca-do-dolar-por-nova-moeda-mundial-e-tendencia-avaliam-analistas
Tiago Teodoro®
Nenhum comentário:
Postar um comentário