segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Educação em pauta:

www.blogdotiagoteodoro.com

No Paraná, o Ifet-PR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná) opera em Paranaguá e Foz do Iguaçu, com apoio da UFPR, desde o segundo semestre de 2008. Outras seis unidades farão parte do Ifet–PR: Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Londrina e a Escola Técnica da UFPR, em Curitiba. Até 2010 cerca de sete mil vagas serão ofertadas no estado.

Porém, a desvinculação da Escola Técnica da UFPR não significa que a Universidade deixará de ofertar à comunidade a educação profissional. Um Setor de Educação Profissional, o Setor Escola Técnica, oferece cursos superiores de tecnologia como Gestão da Qualidade, Comunicação Institucional, Secretariado Executivo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Construção de Instrumentos Musicais (Luteria), Produção Cênica e Negócios Imobiliários.

A rede federal — formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas e escolas técnicas vinculadas às universidades — destinará metade das vagas do ensino médio integrado para a educação profissional, 20% à educação superior (especialmente composta por cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos) e o restante para licenciaturas com conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica (mecânica, eletricidade e informática), estimulando a busca de soluções técnicas e tecnológicas na área de pesquisa e extensão.

Os institutos estarão presentes nos 26 Estados e no Distrito Federal e iniciarão as atividades com 168 campi. Depois de totalmente implantados, em 2010, serão 311.


Fonte: Alisson Castro Geremias UFPR

Nenhum comentário: