quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Economia: Antecipar o pagamento do IPVA vale a pena

Foto: Ford 1939 - Black-tie


Os talões para o recolhimento de impostos que começam a chegar aos contribuintes nos primeiros dias de 2009 selam o fim do período de festas e o início do ano-novo fiscal. Esse é também um dos momentos em que o planejamento financeiro da população é posto à prova de maneira mais intensa. Tanto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é possível obter descontos com o pagamento antecipado dos tributos. Mas, na hora de decidir entre parcelar ou pagar o imposto de uma única vez, é importante levar em conta outros fatores, pois nem sempre o abatimento oferecido pelo governo é vantajoso.

No caso do IPVA, o desconto de 5% para pagamento único, frente à opção de parcelamento em cinco vezes, torna a antecipação vantajosa. Nessa situação, dificilmente uma aplicação financeira poderá render mais que o abatimento oferecido para quem quitar o imposto de uma vez. “Quem tiver o dinheiro na mão deve optar pelo pagamento do IPVA à vista, porque assim vai ter uma economia real”, aponta o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sandro Silva.

O calendário para o pagamento do IPVA com desconto de 5% vai do dia 9 ao dia 20 de fevereiro, seguindo um cronograma de acordo com o número final da placa do veículo . Após esse período, o pagamento – sem o desconto – pode ser feito em parcela única ou em 5 vezes, com o primeiro pagamento a partir do mês de março.

Em 2009, a Secretaria de Estado da Fazenda espera receber o IPVA de 2,9 milhões de contribuintes, responsáveis pelo número correspondente à frota tributável do estado.
Em 2008, a arrecadação estadual com o IPVA foi de pouco mais de R$ 900 milhões, dos quais 50% ficaram com o estado e os outros 50% foram repassados para os municípios de origem do emplacamento dos veículos.

A alíquota de IPVA deste ano não sofreu alteração e permanece em 2,5%. Veículos de carga ou adaptados para gás natural veicular (GNV) possuem a alíquota diferenciada de 1%. A alíquota paranaense está abaixo da média nacional – em São Paulo, por exemplo, a tributação é de 4% – e dentro da média da da Região Sul.

Motorista gaúcho

Já no que se refere a política de descontos, o Paraná ainda é conservador. No Rio Grande do Sul, a chamada “Lei do Bom Motorista”, que acaba de completar dez anos, diferencia os bons e maus condutores concedendo desconto de 10% no valor do IPVA para o motorista que não registrou multas em seu veículo no decorrer do ano anterior. Com isso, um “bom motorista” gaúcho que optar pelo pagamento antecipado pode ter um desconto de até 24% no IPVA. Isso sem contar os benefícios indiretos decorrentes do estímulo ao respeito às leis de trânsito.

Fonte: Gazeta do Povo - visite o site: www.blogdotiagoteodoro.com

Um comentário:

Vinicius Prado disse...

E ae tiago, bela iniciativa do blog.....ja ganhou um leitor, da uma passada la no sapatadas, ja coloquei uma indicação do seu blog lá..
Abraço
Vinicius Prado